Presidente em exercício da Alerj destaca união entre os poderes em prol da população
- fev 04, 2026
Solenidade, que abriu o ano legislativo. contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador em exercício do Estado e presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Couto de Castro.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou oficialmente seus trabalhos no ano legislativo de 2026, nesta terça-feira (03/02), com a solenidade de abertura da 4ª Sessão Legislativa da 13ª Legislatura, realizada no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense. A sessão foi conduzida pelo presidente em exercício da Casa, deputado Guilherme Delaroli (PL), que destacou a importância de haver união entre os três poderes a fim de fomentar o desenvolvimento do Estado e melhorar a vida da população.
Em sua fala de abertura, Delaroli enfatizou que o trabalho da Assembleia deve garantir o bem-estar do cidadão fluminense. “Com a consciência plena da responsabilidade que pousa em nossos ombros, esta sessão não é apenas um rito constitucional, mas um reencontro com o compromisso que assumimos com cada pessoa deste Estado. Toda instituição democrática só permanece forte quando escolhe o respeito, o diálogo e a união em torno de quem realmente importa e é essa diversidade que dá força ao Parlamento”, afirmou.
Leia também: Projeto assegura acessibilidade educacional a estudantes com deficiência visual no RJ
Leia também: Programa RJ PET deve ser retomado com foco inicial na Baixada Fluminense
Em seguida, o presidente em exercício da Alerj salientou o tema da segurança pública, uma das principais demandas da população do Estado. Delaroli frisou a necessidade de haver investimentos na prevenção de crimes, mas também destacou que a educação e a implementação de políticas sociais fazem parte do conjunto de ações em prol da segurança.
“Nenhuma decisão é simples, tudo é construído no diálogo, na união e na escuta, com a coragem de decidir pensando no povo, e não dá para falar do povo sem mencionar a segurança pública. Ela não é um conceito abstrato, tem rosto, nome e história. Não podemos aceitar que o direito de ir e vir esteja virando privilégio de poucos. A Alerj não será omissa e não virará o rosto para a população”, destacou Delaroli, que fez uma saudação a todos os presentes, entre eles seus familiares: a esposa, Renata; o pai, João; a mãe, Ieda; e os filhos Marcela e João, este último presidente da Câmara Municipal de Itaboraí.
Durante o evento, o governador em exercício do Estado e presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, discursou representando o Executivo fluminense. Couto afirmou que o Plano de Governo do Poder Executivo para este ano será encaminhado posteriormente pelo governador Cláudio Castro - que se encontra em viagem oficial -, conforme disposto no inciso VIII do Art. 145 da Constituição Estadual.
Leia também: Comissão da Alerj resgata 11 cachorros submetidos a maus-tratos em canil clandestino
Leia também: COLUNA: O novo mapa das licitações
“Eu me dirijo a todos como um amigo, e, excepcionalmente, como representante do Executivo, que busca os mesmos anseios da população. Falar sobre o tempo é de suma importância porque estamos na casa da democracia, onde o respeito por cada cidadão deve ser enorme. Quero lembrar que é tempo de união de todos, de solidariedade, e de reflexão”, comentou Couto.
Além de Delaroli e de Couto, compuseram a mesa da sessão solene a segunda vice-presidente da Alerj, deputada Tia Ju (REP); o deputado Luiz Paulo (PSD); e o procurador-geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira. Durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, o deputado Samuel Malafaia e a deputada Célia Jordão, ambos do PL, hastearam as bandeiras do Brasil e do Estado do Rio, respectivamente.
Também estiveram presentes na solenidade o defensor público-geral do Estado, Paulo Vinícius Cozzolino; o subprocurador-geral do Estado, Rogério Guimarães, representando o procurador-geral, Renan Saad; o secretário de Estado de Defesa Civil, Tarcísio Antônio Salles Júnior; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; além dos prefeitos de Resende, Tande Vieira, e de Porciúncula, Guilherme Fonseca.
Tags



