Maricá lidera investimentos em segurança no RJ e encerra 2025 sem latrocínios e roubo de cargas
- fev 05, 2026
Aporte no Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) amplia efetivo policial e reforça patrulhamento ostensivo
Maricá foi o município que mais investiu no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) no Estado do Rio de Janeiro em 2025 e encerrou o ano sem registros de latrocínio ou roubo de cargas. A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, destinou mais de R$ 16 milhões ao programa, voltado à ampliação do efetivo policial e ao reforço do patrulhamento ostensivo.
Ao longo do ano, foram oferecidas 52.364 vagas para atuação de policiais militares no município, das quais 44.996 foram ocupadas. A renovação do convênio permitiu a ampliação de cerca de 40% das vagas diárias, elevando o número de agentes em operação de 170 para até 238 por dia.
Leia também: Maricá fecha parcerias estratégicas na maior feira de turismo do mundo
Leia também: COLUNA: O novo mapa das licitações
Segundo o secretário de Segurança Cidadã de Maricá, Julio Veras, o investimento faz parte de uma estratégia de integração entre as forças de segurança. “A determinação é que a segurança pública seja tratada como prioridade de governo, compreendendo que a promoção da qualidade de vida da população passa diretamente pela construção de um ambiente seguro, estável e favorável à atração de investimentos”, afirmou o secretário Julio Veras.
Em 2025, ações conjuntas da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil resultaram em 70 prisões, 94 conduções à delegacia, 13 apreensões de armas e simulacros, além da recuperação ou apreensão de 217 veículos, entre clonados e irregulares.
Leia também: ADJORI-RJ lança série de webinars “Caminhos do Conhecimento” a partir de fevereiro
Leia também: Obras do Plaza Maricá Shopping impulsionam novo ciclo de desenvolvimento econômico na cidade
Os resultados são atribuídos ao monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que opera mais de 3 mil câmeras em tempo real, aliado ao trabalho ostensivo da Polícia Militar, às investigações da Polícia Civil e à atuação da Guarda Municipal.
Tags



